geobiologia na arquitetura

Arquitetura Saudável e Biológica em Projetos" tem como objetivo os princípios da arquitetura geobiológica. A geobiologia, área que estuda o impacto do espaço sobre a qualidade de vida, como se fosse uma medicina do hábitat, pronta para diagnosticar e curar algumas patologias da construção, esse conceito faz a ponte entre a saúde e o local habitado.

[...] “medicina do hábitat” , pela importância que dá a moradia, aos materiais de construção, à sua localização correta ou incorreta, saudável ou não saudável, e porque, entre outras coisas, adverte sobre quais motivos nosso lar pode ser a causa da maioria de nossos padecimentos e nos ensina a remediá-los (BUENO, 1997).

A Biologia da Construção se alicerça em princípios, que envolvem geobiologia (saúde do habitat), ecologia, sustentabilidade, arquitetura bioclimática e bioarquitetura. “De aspectos técnicos, como a distribuição da planta, a escolha dos materiais e os princípios da boa arquitetura, a fatores menos convencionais, como a poluição eletromagnética e a existência de fendas ou veios d’água subterrâneos, tudo afeta o morador”.

Podemos evitar ou curar esses males nos espaços construídos. Mais do que bonita, mais do que sustentável, uma casa pode ser saudável.