O poder da zamioculca
setembro 27, 2021
Aprenda como fazer uma limpeza energética em sua casa!
junho 29, 2022
Mostrar tudo

Conheça os 5 elementos do Feng Shui

Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Esses são os 5 elementos essenciais do Feng Shui e também são considerados a base da medicina oriental chinesa.

Ao analisar uma residência, o especialista na técnica avaliará como estão os 5 elementos em cada espaço e quando há a necessidade de um reequilíbrio.

Assim, como em alguns momentos da vida sentimos que é preciso eliminar ou acrescentar algo que nos dará vigor e energia. Esse também é o papel dos 5 elementos, garantir o equilíbrio energético.

Sabe quando você chega em um local e sente logo vontade de sair dali? Isso acontece quando há um desequilíbrio energético.

Por que 5 elementos?

As pesquisas apontam que há mais de 3 mil anos, os mestres do Feng Shui identificaram a energia universal chamada Chi e logo ficaram curiosos para saber se a mesma exercia influência sobre os seres humanos.

Eles estudaram e descobriram que para um ambiente interno replicar a potência do Chi, que é a energia do universo, é preciso ter a presença e equilíbrio desses 5 elementos.

Portanto, não adianta apenas adicioná-los dentro de uma casa ou empresa é necessário que seja feito o estudo de cada ambiente e também de quem ali residente ou trabalha.

Isso é feito com a aplicação do baguá. Se você ainda não conhece, fique atento, pois em breve farei um conteúdo sobre essa poderosa ferramenta.

Enquanto isso, para ficar mais fácil, vou lembrar aqui um conteúdo que fiz recentemente sobre a importância da limpeza e organização na cozinha. Nesse espaço, vemos a presença do fogo e da água que são essenciais.

No entanto, caso não haja o perfeito posicionamento da pia e do fogão podemos ter perdas energéticas nesse ambiente que afetarão vários aspectos de quem ali reside.

O poder de cada elemento

– Água: Representa as formas sinuosas, onduladas e irregulares. É representada pelas cores preta e azul escuro e não apresenta uma forma própria, diferente dos demais elementos. Essencial à vida é o elemento que nos convida a reflexão, sentimentos.

– Fogo: De forma triangular, projeta-se para cima. É o elemento que produz entusiasmo, ação, paixão. O vermelho é a cor que o representa.

Vale lembrar que é preciso cuidado ao usar, pois da mesma forma que gera energia pode em desequilíbrio nos queimar.

– Terra: Sua forma é quadrada e as cores amarelo e marrom o representam. É o elemento que nos proporciona segurança e estabilidade. 

– Metal: também conhecido no ocidente como elemento Ar. As cores branca e metálicas e as formas redondas o representam. É o responsável pela nossa capacidade de administrar,

gerir, comunicar, organizar.

– Madeira: De forma retangular é a energia em expansão. O verde é a sua cor representativa e está ligado as plantas vivas e assim tem o poder de germinação.

Ao entendermos mais sobre esses elementos e suas funções de construir, destruir e reconstruir, entendemos o ciclo da vida e como os orientais estudaram e entenderam esses conhecimentos essenciais para nós.